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Patrick-Norguet-Large

PATRICK NORGUET

A aparente modéstia de Patrick Norguet encobre um espírito animado pelas preocupações de perfeição, detalhe e um objeto bem-feito. Durante os últimos 10 anos, o designer com uma trajetória atípica tem, assim, o seu nome gravado na cena internacional de design com traços de precisão, determinação e discrição.

Ele se aproximou do objeto através de um encontro com o mundo industrial antes de prosseguir os seus estudos de design em Paris (ESDI), o homem mantém a mesma relação privilegiada com uma ferramenta de produção como com a beleza das formas. Não há lugar para a expressão auto-indulgente do superego, conceitos etéreos ou hype da mídia. Um descendente de Roger Tallon, Castiglioni, e mais recente, Alberto Meda, Patrick Norguet se considera um designer industrial.
Ele é radical em sua busca pela pureza, em sua sensibilidade poética de produtos e meticuloso em seu senso de detalhe. Com ele, não há teorização da prática do design, nenhuma inclinação para o confronto com as regras do bom gosto, sem busca de um arquétipo gratuita ou uma nova tipologia sem fundamento, nenhuma busca por excesso ou não essencial por princípio.

Além da busca da linha ideal e elegante beleza formal, Patrick Norguet ama as fábricas, ateliês, os materiais e os artesãos que os implementam, bem como decifrar as técnicas e processos, e uma paixão pela inovação. Ele tem uma abordagem empírica para cada novo projeto, respondendo aos desafios da empresa e não apenas os imperativos da comunicação contemporânea. Esta estrutura mental é paralelo às de suas criações que ele gosta de imaginar pedaço dissecado por peça, como uma foto por Guido Mocafico.
Seu gosto pela beleza da componente mecânica, montagem e funcionalidade, bem como a sua recusa para ornamento – com a rara exceção – às vezes nos deixa a pensar que ele assume a responsabilidade dos princípios enunciados por Adolf Loos um século atrás.

No entanto, seus genes são mais estéticos do que nórdico austríaco e seu temperamento é muito francês.

Com seu senso de cor, sua contenção formal, a sua pureza elegante juntamente com o personagem e sua busca contínua para o conforto, o seu trabalho está na filiação direta com os cânones do design nórdico. Portanto, não é surpreendente que o designer desenvolve criações com a marca sueca, Offecct, ou que ele assumiu com finesse a tocha de Pierre Paulin da marca holandesa, Artifort. É, em primeiro lugar para a Itália que ele deve seu sucesso. Principalmente para Giulio Cappellini, que o trouxe para a ribalta em 1999, fabricando seu clássico instantâneo, Presidente do arco-íris, que está na coleção permanente do MoMA, e Kristalia, Glas Italia, Poltrona Frau, Flaminia, Lapalma, Lea Ceramiche, bem como Alias ​​e Tecno, que vêem no designer um verdadeiro talento para imaginar produtos de qualidade que também são comerciais e durável. 

Mergulhando com prazer para o ADN de fabricantes de design, este experimentador estético está acostumado a extração e reescrever a identidade de cada marca, enquanto semear os grãos de inovação. Sua experiência profissional não é alheio a isso. Sucedendo a “escola de Vuitton”, o designer tinha aprendido em seus primeiros anos como decifrar marcas por conceber a cenografia para Dior, Guerlain e Lanvin, assim como envolver complexa arquitetura de interiores para Lancel.

Aos 42, Patrick Norguet é uma figura ainda discreto essencial na cena do tricolor. Um pouco atípica, ele não se presta-se ao exercício da liberdade de expressão em uma galeria, pelo contrário, ele encontra prazer na restrição em torno da criação de um escritório high-end, tanto quanto o meio ambiente almoço de um restaurante McDonald. Sua apetência para as formas suaves e eufemismo, bem como sua busca contínua pela forma justa e cor torna um de seus pontos fortes que é perpétuo e, ao mesmo tempo, sempre na ponta da cena francesa.

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