Mario Bellini é um arquiteto e designer de renome internacional. Recebeu o Prêmio Bússola de Ouro oito vezes e 25 de suas obras estão na coleção permanente de design do MoMA de Nova York, que lhe dedicou uma retrospectiva pessoal em 1987. Foi editor da revista Domus (1985-1991). Ele projetou inúmeras exposições de arte, design e arquitetura ao longo dos anos, tanto na Itália quanto no exterior: entre as mais recentes, as do Palazzo Reale com as obras-primas de Giotto (2016) e – no Milanese Museo del ‘900 – a dedicada a Margherita Sarfatti ( 2018-2019). Em 2015, a Trienal de Milão concedeu-lhe a Medalha de Ouro por sua carreira na arquitetura e em 2017 dedicou-lhe uma exposição retrospectiva.
Desde 1991 é Designer Honorário Real da RDI.
Desde a década de 1980, Mario Bellini, dedicando-se quase inteiramente à arquitetura, projetou vários tipos de edifícios, incluindo o distrito de feiras de negócios de Portello em Milão, o Centro de Exposições e Convenções Villa Erba em Cernobbio (Como), o Tokyo Design Center no Japão, o Natuzzi Sede da América nos Estados Unidos, a Galeria Nacional de Victoria em Melbourne, a sede do Deutsche Bank em Frankfurt, o Museu de História da Cidade de Bolonha, o Departamento de Arte Islâmica do Louvre em Paris, o novo Centro de Convenções de Milão – o maior da Europa – e em Roma-Fiumicino, o novo terminal aéreo internacional T3 foi concluído, enquanto a nova Sede Generali Group em Trieste acaba de ser inaugurada.
Os projetos em andamento são a New Polytechnic School of Genoa (2006-2020), um vasto empreendimento hoteleiro e residencial na Ilha Virgin Gorda, na Ilha da Virgem Britânica (2018-2020).
Ele tem vários projetos em fase de design, entre os quais, o “Bin-County Project”, uma nova cidade para entretenimento, esporte e cultura na área de Harbin na China (2018-2023), a nova Sede da RAI em Milão “Italian estúdios e escritórios de transmissão de rádio e televisão ”, e um grande complexo residencial cultural e esportivo“ Oasis ”na área do Golfo.